Serra Capixaba

Serra do Castelo e do Caparaó

http://www.flickr.com/photos/lgasparini
Paraíso dos campistas e dos apaixonados por mountain bike, as cidades serranas do Espírito Santo não encantam só pelas trilhas inusitadas e rotas perfeitas para esportes radicais. O desenho das nuvens formado nas montanhas verdes, o céu pintado de estrelas à noite e casas que parecem transportadas de algum cenário polonês, criam o ambiente ideal para todo o tipo de romance. Aos apaixonados, a serra do Espirito Santo é um presente.

SERRA DO CASTELO E SERRA DO CAPARAÓ

Cachoeira da fumaça

Se você quer variar e evitar os destinos típicos de inverno, como Campos de Jordão e Gramado, a dica é fugir para as montanhas Capixabas e aproveitar o friozinho nas serras do Castelo e do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do Brasil. Para subir a serra a estrada é a BR-262, que liga Vitória do Espírito Santo a Belo Horizonte em Minas Gerais. Já para subir o pico da bandeira é outra história, a sugestão é contratar um guia e se preparar para uma longa caminhada à 2890 metros de altura. A recompensa, entretanto, é uma vista maravilhosa de dar inveja às montanhas cariocas e paulistas.

ATRAÇÕES

O Parque Estadual da Pedra azul é uma unidade de conservação mergulhada na Mata Atlântica, a natureza esculpiu o desenho das rochas e das montanhas, foi principalmente por causa do vento e da chuva que a Pedra Azul, a gigante montanha que deu nome ao parque, ganhou um formato de lagarto e uma textura mais lisa, parece uma esfinge em meio a mata.
As belezas naturais não ficam só a partir dos 1000 metros de altura, no Parque da Pedra azul os visitantes podem nadar em deliciosas piscinas naturais. Mesmo no inverno com as águas mais geladas, fica difícil resistir à uma piscina que não seja formada por azulejos e concreto.

Bem pertinho do Parque ficam os municípios de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. A influência da cultura Alemã e Italiana ainda é forte nas duas cidades, mas é bem fácil descobrir qual teve mais imigrantes Alemães. Domingos Martins tem o jeitinho de vila camponesa, e os chalés ao redor da cidade dão o ar bávaro, fácil desvendar as origens do lugar.

No início de janeiro tem até SommerFest, uma versão fluminense do evento que acontece todo ano em Santa Catarina. Bandas típicas e danças folclóricas Alemãs são as atrações principais. Para não se perder nas duas cidades, o melhor é contratar os serviços de um guia com a ajuda da Secretaria de Turismo de Venda Nova do Imigrante, ou a da Agrotur, que reúne produtores da região.

PARA COMER

Os melhores restaurantes da cidade estão em pousadas e hotéis de Domingos Martins. É o caso do café colonial Peterle, dentro da pousada peterle. Em meio a montanhas e árvores, o restaurante serve pratos típicos como Frango ao molho parto, e galinha caipira com quiabo. Ele funciona de sexta a domingo, e é aberto também a não-hóspedes. As diárias para casal saem a partir de R$ 312, com café da manhã incluso.

HOSPEDAGEM

Aroso Paço: O Aroso Paço é o lugar perfeito se você procura um hotel com clima de fazenda e estrutura de hotel de luxo. As mobílias das suítes foram feitas por artesões da região, e a iluminação dos quartos cria uma atmosfera aconchegante que até lembra o calor do sol no pico das serras. A adega do Aroso Paço até parece uma antiga taberna, envolta em pedras e madeira.

Pousada Lusitânia: Tudo parece ter sido feito para que o hospede se sinta um convidado. Os apartamentos e os chalés parecem cômodos de uma grande casa interiorana do século XIX, até o café da manhã é servido com comidas típicas de portugal, de um jeitinho bem caseiro e acolhedor.

Gostou? Deixe seu comentário!

Deseja conhecer essa maravilha de destino??Entre em contato com a Macaé Turismo e nos solicite um orçamento sem compromisso.

Macaé Turismo: . TEL/Fax: 2791-3462/9948-1171/9212-7370 /8222-1224/8151-6221

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: